Nossos novos canais de
atendimento
Agora você tem um canal exclusivo para WhatsApp e outro para ligações telefonicas.
Simples, rápido e indolor, o exame de espirometria ocupacional é um dos mais importantes para diagnosticar males respiratórios relacionados ao trabalho.
Por isso, o teste aparece em Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de trabalhadores que desempenham diversas atividades econômicas, fornecendo dados essenciais para evitar agravos à sua saúde.
A Espirometria ocupacional é um teste de diagnóstico que mede a capacidade respiratória do trabalhador.
Trata-se de uma adaptação do exame geral – com finalidade clínica -, que pode ser bastante complexo em sua forma tradicional, especialmente quando há uso de broncodilatadores.
Visando contemplar apenas os objetivos da Medicina do Trabalho, que tem como foco a prevenção de doenças e agravos devido ao ambiente ou atividade profissional, foi criada uma modalidade mais simples do teste.
Nesse formato, o colaborador sopra em um bocal, liberando, com toda a força, o ar dos pulmões para que o aparelho (espirômetro) registre uma série de variáveis que serão analisadas pelo pneumologista.
Em seguida, o especialista avalia os gráficos gerados, à luz do histórico do paciente e sua rotina ocupacional, registrando suas conclusões no laudo médico do exame ou atestado de saúde ocupacional (ASO).
Observe que, apesar de rápida, a espirometria ocupacional não perdeu a acurácia e a sensibilidade necessárias para triar doenças respiratórias ligadas ao trabalho.
O formato ocupacional do exame faz parte dos testes complementares designados para acompanhamento de uma série de profissões que, devido à exposição a poeiras e outros agentes, podem desenvolver doenças respiratórias crônicas.
Cereais, látex, corantes e metais são alguns itens que podem provocar agravos ao aparelho respiratório e estão presentes em moinhos e indústrias, como a do plástico, eletrônica e têxtil.
Por determinação do Artigo 168 da CLT, todos os trabalhadores devem passar por avaliações ocupacionais que incluem entrevista, exame físico, testes laboratoriais e de diagnóstico.
Os testes de diagnóstico ou complementares são recomendados pelo médico do trabalho, coordenador do PCMSO, que toma como base uma análise do ambiente e das tarefas desempenhadas pelo profissional no dia a dia.
Logo, trabalhadores expostos a agentes que podem desencadear males respiratórios devem realizar espirometria regularmente, a fim de evitar o comprometimento das vias aéreas.
A espirometria ocupacional serve para detectar o surgimento de doenças ou agravos às estruturas que formam o sistema respiratório, a exemplo dos pulmões, traqueia e boca.
As principais patologias diagnosticadas com o auxílio da espirometria ocupacional são:
– Pneumoconioses, como o silicose e a asbestose
– Asma relacionada ao trabalho
– Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
– Enfisema pulmonar
– Bronquite
– Fibrose pulmonar.
Como descreve este artigo sobre asma, assinado pelos pneumologistas Ana Lusia Godoy Fernandes, Rafael StelmachII e Eduardo Algranti, a investigação clínica da asma ocupacional não é complexa, mas exige tempo prolongado para a obtenção de dados.
Daí a necessidade de acompanhar mesmo os trabalhadores saudáveis periodicamente, através de exame físico, espirometria e outros testes pneumológicos.
A partir da espirometria, é possível coletar e armazenar medidas seriadas da capacidade respiratória do profissional, que podem ser comparadas para constatar mudanças importantes, como o declínio funcional progressivo, podendo sinalizar lesão pulmonar.
Conforme parecer do CFM sobre o tema, pacientes com silicose, fibrose pulmonar ou outros males podem permanecer estáveis ao longo dos anos ou ter rápido declínio funcional.
A espirometria ocupacional também serve para fundamentar a indicação de tratamentos que visam reverter ou diminuir a obstrução ao fluxo aéreo, além de avaliar sua eficácia.
Preencha o formulário para iniciar seu orçamento gratuito. Analisaremos e responderemos via e-mail ou WhatsApp o mais rápido possível.
A medicina do trabalho é uma área fundamental para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores em seus ambientes laborais. Seu principal objetivo é prevenir doenças e acidentes ocupacionais, além de promover a qualidade de vida no trabalho.
Não deixe a saúde dos seus trabalhadores em segundo plano. Invista em medicina do trabalho e garanta um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo.
Agora você tem um canal exclusivo para WhatsApp e outro para ligações telefonicas.